A síndrome de úlcera gástrica equina (SUGE ou EGUS) é uma patologia com grande prevalência nos equídeos. Esta tem recebido nos últimos tempos uma atenção acrescida devido ao seu impacto na saúde e bem-estar animal bem como devido ao seu impacto económico (repercussões no desempenho atlético de cavalos de desporto).
Esta síndrome tem uma etiologia multifatorial e reúne várias alterações das mucosas esofágica, gástrica e duodenal que vão desde inflamação até à ulceração.
Os sinais clínicos manifestados pelos equinos com SUGE podem variar desde episódios de cólica ligeira até cólica severa, que pode ser aguda ou recorrente. Outras manifestações também descritas são a perda de apetite ou apetite seletivo, perda de performance desportiva, inapetência, melena, alterações comportamentais, mau estado da pelagem e perda de condição corporal.
O diagnóstico definitivo da SUGE somente é possível com o uso de gastroscopia.
O novo video endoscópio do CCEV permite a visualização da mucosa gástrica do cavalo, glandular e não glandular. Com os seus 3,20 metros de comprimento é possível observar com minúcia a região pilórica e em alguns cavalos avançar até à papila duodenal. Os ângulos de 180° a 210° possibilitam a visualização de áreas de outra forma de difícil acesso. Este novo equipamento garante a obtenção de imagens com clareza, luminosidade e nitidez inigualáveis. Além disso, permite também que seja associada a técnica de biópsia transendoscópica de forma a obter amostras da mucosa para posterior exame histopatológico.
Com esta aquisição damos mais um passo no suporte de diagnóstico aos nossos veterinários referentes permitindo-lhes obter melhores resultados a nível terapêutico.
Através de investimento e inovação, o nosso objetivo, desde o início, é tornar o CCEV num centro de apoio aos médicos veterinários de equinos como forma de evolução na qualidade de serviços prestados na Medicina Veterinária.
Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.