Os nossos SERVIÇOS
Sistema Digestivo
Sistema Digestivo
Admissão de cólicas
A abordagem ao cavalo em cólica poderá ser médica ou cirúrgica. Além disso, cavalos em cólica necessitam frequentemente de ser hospitalizados para que possam ser realizados exames complementares (análises sanguíneas, ecografia, palpação transretal, sondagem nasogástrica, abdominocentese, etc.), colocados sob perfusão contínua e acompanhados 24 sob 24 horas.
Sistema Digestivo
Teste de absorção de glucose
A administração de glucose após entubação nasogástrica e a posterior medição dos níveis de glucose sanguíneos permite obter uma taxa de absorção de glucose e, portanto, determinar a capacidade de absorção a nível intestinal.
Sistema Digestivo
Ecografia transretal
A par da ecografia abdominal, a ecografia transretal permite examinar alguns órgãos do tubo digestivo e aparelho urogenital.
Sistema Digestivo
Biópsias de piloro, duodeno e retais
Sempre que exista uma suspeita de alterações a nível intestinal podem ser colhidas amostras das referidas estruturas de modo a que os tecidos sejam avaliados laboratorialmente.
Sistema Digestivo
Gastroscopia
A Gastroscopia permite observar diretamente o esófago e o estômago com vista à avaliação das referidas estruturas no que respeita à presença de úlceras, parasitas ou massas.
Sistema Digestivo
Ecografia abdominal
A ecografia transcutânea permite visualizar e, consequentemente, avaliar os diversos órgãos intra-abdominais (estômago, intestino, baço, rins e fígado). Trata-se de um meio de diagnóstico indispensável em casos de cólica, perda de peso, anorexia, etc.
Sistema Digestivo
Análise coprológica
As análises coprológicas têm-se revelado meios de diagnóstico fundamentais, permitindo avaliar as fezes não só macroscópica, mas também microscopicamente, quanto à presença de parasitas, sangue ou areia.
Sistema respiratório
Sistema respiratório
Lavagem transtraqueal
É feita uma colheita de muco ou lavagem da traqueia, via transcutânea. A amostra é então analisada laboratorialmente com o objetivo de se conhecerem os tipos celulares envolvidos. Para além disso, pode ainda efetuar-se uma cultura de modo a proceder-se a um tratamento dirigido ao agente envolvido.
Sistema respiratório
Ecografia torácica
A ecografia torácica visa avaliar a pleura e superfície pulmonar, permitindo ainda descartar a presença ou não de líquido.
Sistema respiratório
Lavagem bronco-alveolar
A lavagem dos brônquios e alvéolos permite, a par da lavagem transtraqueal, a obtenção de uma amostra e análise laboratorial.
Sistema Cardiovascular
A cardiologia é a área que se debruça sobre o aparelho cardiovascular, isto é, coração e vasos sanguíneos. Sempre que, aquando da realização do exame físico sejam detetadas alterações ao nível da auscultação cardíaca, de que são exemplo a presença de sopros cardíacos ou arritmias, são necessários exames complementares, tais como ecocardiografia e eletrocardiografia. O CCEV disponibiliza um serviço de referência de Cardiologia Veterinária Equina em colaboração com a Dra. Maria Vellalba Orero.
Sistema Génito-urinário
Alterações ao nível dos rins, ureteres, uretra e bexiga podem ocorrer nos equinos. Assim, análises sanguíneas e urinárias e ecografias abdominais e transretais são meios de diagnóstico que devem ser implementados, permitindo avaliar os órgãos que integram o aparelho urinário e estabelecer um diagnóstico e tratamento.
Relativamente à castração, cavalos inteiros podem ser castrados de diferentes formas e, embora a castração possa ser efetuada em estação, a castração sob anestesia geral apresenta menos riscos de infeção e é mais indicada no caso de cavalos adultos. Para além disso, sendo o cavalo uma espécie predisposta ao criptorquidismo (presença de um ou dois testículos a nível inguinal, abdominal ou inguino-abdominal) a cirurgia é indicada nestes casos.
Afeções cutâneas tais como tumores e lacerações podem afetar o pénis o que, muitas vezes, tal como ocorre em alguns casos severos de priapismo, levam a amputação total ou parcial do pénis.
Ruturas da bexiga ocorrem com alguma frequência em poldros, podendo afetar também, embora mais raramente, cavalos adultos, que requerem uma cirurgia de emergência. Para além disso, os equinos podem apresentar cálculos urinários cuja remoção pode implicar uma laparotomia sob anestesia geral.
Raramente, podem ocorrer ainda, ruturas reto-vaginais acidentalmente, aquando da monta ou parto, as quais são reparadas cirurgicamente, restaurando-se a integridade da vagina e reto.
Oftalmologia
As afeções oftalmológicas representam uma componente significativa na prática equina. Assim, sempre que o animal apresente fotofobia, epífora e alterações ao nível das pálpebras ou globo ocular deverá ser sujeito a uma avaliação. Uma das patologias mais comuns são as úlceras de córnea que por vezes necessitam de tratamentos prolongados e aplicados várias vezes por dia.
Dermatologia
A dermatologia diz respeito à especialização que se ocupa das afeções cutâneas. Os equídeos podem manifestar uma grande diversidade de afeções cutâneas, podendo apresentar ectoparasitas, urticária, celulites, presença de tumores, entre outros. Vários exames diagnósticos podem ser postos em prática, começando pelo exame clínico completo, raspagem da lesão, punção ou biópsia de modo a realizar análises citológicas e histopatológicas que permitam estabelecer um diagnóstico e implementar um tratamento.
Cirurgia Ortopédica
Cirurgia Ortopédica
Cirurgia Artroscópica
A cirurgia artroscópica é um procedimento minimamente invasivo e tornou-se no método standard para exploração e resolução de algumas patologias articulares. Este tipo de cirurgia é amplamente utilizado para resolução de OCD (Osteocondrite dissecante) ou chips articulares.
Este tipo de cirurgia é ainda frequentemente utilizado para exploração de bainhas de tendões (tenoscopia) ou de bursas (bursoscopias).
Cirurgia Ortopédica
Feridas/Artrites Sépticas
As feridas são um problema bastante comum em cavalos e nem sempre o seu aspeto é indicativo da severidade das mesmas. Algumas feridas podem necessitar de limpeza/desbridamento e reparação cirúrgica. Outras podem afetar articulações ou outras estruturas sinoviais importantes, que na sua maioria necessitam lavagem cirúrgica.
Neonatologia
Alguns poldros sofrem de patologias graves logo nos primeiros dias de vida. Algumas delas devidas ao facto de serem prematuros ou dismaturos, outras causadas pelo parto em si e algumas cujas origens são infeciosas, etc. Poldros incapazes de se levantarem ou alimentarem, em cólica, com infeções umbilicais, artrites séticas ou em septicémia, devem ser hospitalizados já que necessitam de cuidados intensivos.